Evolução dos meus sites pessoais ao longo de 14 anos

Quando tinha aproximadamente 3/4 anos, tenho as primeiras recordações do meu pai deslocar-se até ao Porto para comprar o primeiro computador, primeiramente com a versão 2 do Windows e posteriormente com a 3.1. 
Os meus pais tinham uma empresa de publicidade, por isso tive a sorte de ser contemplado com a tecnologia de ponta durante vários anos, o que também me direcionou para a parte do Design devido aos programas Cad que utilizavam na época. No entanto não eram os programas gráficos e as ploters de corte e de impressão de grande formato que me fascinavam mais, era também a curiosidade sobre como seria construido um computador, como seria desenvolvido um software. Essa curiosidade de mistura de áreas dentro da informática, acabou por me direcionar para a área da Multimédia, a área que considerei perfeita para mim. 
Nunca fui um fanático por jogos, na verdade divertia-me mais a modifica-los e a personaliza-los ao meu gosto, do que propriamente a passar níveis.
Felizmente tive a oportunidade de passar por vários mundos dentro da àrea, como o Design que referi em cima, o tratamento de Vídeo, de Audio, da modelação/ animação 3D, passei ainda por alguma parte elétrónica com o Arduino e o ESP e finalmente a programação de software, o que acabou por me dar bases fortes para o professional de hoje.

Mas continuando ao assunto…aos 13 anos houve algo que chamou a minha atenção, a internet (como a maior parte dos jovens). A navegação entre páginas de texto e imagens, o fascínio de ter um mundo inteiro bem na frente dos olhos. Mas a minha questão era sempre a mesma, como é que se faz isto? como acontece? Quero fazer uma página web!

Já o espírito polivalente da época, sendo um jovem, sem dinheiro para investir em domínios e servidores, tive que arranjar uma alternativa.
A alternativa esteve no site do Yahoo que me permitia criar uma página em HTML com domínio gratuíto, isso em 2002. Nessa altura tinha um Bosh 509e, ora o que fui fazer? Criei uma página com códigos para o telémovel, foi assim que descobri o que é um IMEI imaginem lá. Infelizmente já não tenho como mostrar essa página, mas guardo na minha memória com carinho.

Telémovel Bosch

Ora, quando fui estudar e fazer o curso Tecnológico de Multimédia, havia bastantes coisas que já tinha aprendido por casa e então não tinha grande dificuldade nas questões técnicas. Foi quando fiz o estágio curricular tive a maior prova do meu gosto pelo mundo do desenvolvimento web. 
Colocaram-me numa empresa de Artes Gráficas e na verdade acabei por fazer algumas coisas relativas ao design, mas sinceramente não era essa a minha vontade. Estava com a cabeça virada para outra coisa, fazer uma proposta para criar o site da empresa (Na altura tive o meu primeiro contacto com MAC OSX, o G4, simplesmente fiquei fascinado).

Quando acabei o curso do secundário e antes de me lançar para a faculdade, abri atividade independente e trabalhei como freelancer nesta área.

Surgiu assim o meu primeiro site pessoal, uma porta de entrada que tentasse dignificar a minha atividade.

2006-2009

Na altura estava muito em voga a utilização de sites animados em Flash, mas com as questões de segurança verificadas anos mais tarde, acabou por ficar um sistema obsoleto e deixei de utilizar evoluindo assim para outras tecnologias. 

Durante a faculdade tive a oportunidade de aprender linguagens como PHP, o que achei simplesmente incrível. De repente as limitações tinham sido completamente quebradas.

Quando acabei a faculdade, fiz uma remodelação no meu site pessoal, mas agora em HTML, CSS e JQuery. Apliquei também regras de utilização UX e UI para o tornar intuítivo e user-friendly.

O objetivo da página seria ser simples, rápida e eficaz, com um design muito “clean”, organizado e agradável ao utilzador. 

2013-2017

Os tempos vão mudando, as necessidades também, assim como as tecnologias… O que mais me impressiona é que alguns anos disse “dessa água não beberei” e acabei por trabalhar com o WordPress. Na empresa que trabalho atualmente, acabei por perceber que com os conhecimentos que tinha adquirido no passado, aplicadas numa plataforma bem desenvolvida como o WordPress seria uma mais valia enorme. Por ser Open Source, a possibilidade de modificação e adaptação às nossas necessidades e às necessidades dos clientes, é infinita. Isso sem contar com o tempo de produção que é imensamente diferente. Falta alguma coisa? Porque não desenvolver um Tema ou um Plugin personalizado? É isso!

Com a evolução dos sites pessoais também houveram as evoluções do logotipo. É interessante como agora olho para trás e penso, caramba que realmente a experiência faz bastante diferença. Lembro-me de fazer coisas de aparência do ano 2000 que na altura parecia espectacular e agora parece horrível. Lembram-se daquelas páginas web antigas? 
Bem, ainda bem que os tempos mudaram. Hahaha

2018-2020
Durante os últimos 5 anos trabalho numa empresa de Marketing e Desenvolvimento de Software e desde então não tenho portfólio no meu site pessoal, no entanto sempre considerei ter um blog.

E cá está a nova cara para 2021, com o o Blog em atividade! 
Bem…este novo site tem praticamente a mesma informação do anterior, apenas com um conceito mais radical. Quis explorar um pouco para fugir do convencional, acham que consegui?
Espero que comentem e digam o que acham e onde posso melhorar? 🙂

2021

Concluíndo, que este texto já vai longo 😀 
No fundo, tudo que somos hoje é o resultado do que fizemos no passado, os conhecimentos que angariamos, as experiências que tivemos. 
Tenho noção que em qualquer área que estejamos, existe sempre alguém melhor que nós, mas nós vamos tentar sempre ser melhores que eles. E Lembrem-se, se for para fazer alguma coisa, que seja bem feita! 🙂

Bom ano 2021!

Mensagens